FUMO:
Na Romênia entre 1965 e 1989, o fumo poderia ser usado até mesmo para pagar alimentos e bebidas à prostitutas. Tudo isso ocorreu pelo fato de o país exportar tudo o que produzia então os produtos que sobravam eram muito caros, logo o dinheiro foi desvalorizado.

CONCHAS:
Na Costa da África desde a pré história até meados de 1809 as conchas puderam ser usadas como dinheiro devido à sua popularidade e a facilidade de contá-las. A mais utilizada era o Cauri um tipo de molusco. 50 Cauris chegvam a valer cerca de 1 penny, o centavo inglês.

CACAU E TECIDO:
No México, entre 1325 e 1480, nas cidades do Império Asteca era usado o cacau para comprar frutas, legumes e outros produtos, já para compras mais chiques, o tecido era usado para comprar jóias e vestimentas. O tecido naquela época era a moeda mais valiosa.

DENTE DE BALEIA:
Nas Ilhas Fiji, não se sabe em que época, os dentes de baleia eram extremamente valiosos pelo fato de serem dificeis de se extrair. Eles eram utilizados em cerimônias e festas sagradas o que aumentava mais ainda o seu valor. Essa mercadoria podia comprar desde vestimentas até alimentos.

PELES DE ANIMAIS:
No Canadá e nos Estados Unidos durante os séculos 14 e 15, as peles de animais eram usadas como moedas de troca pelo fato de tais lugares serem muito frios, logo as peles se tornavm um objeto de desejo. No Canadá as peles de castores eram trocadas por roupas e chapéus com comerciantes da Europa, já nas colônias americanas a mais valiosa era a pele de cervo.

BACALHAU:
Na Noruega durante a Idade Média, o bacalhau era usado como moeda por ser bem comum nas águas geladas deste país. Os noruegueses trocavam o peixe por outros produtos com os comerciantes da região que repassavam a iguaria para o sul da Europa.

PEDRAS GIGANTES:
Na Ilha da Micronésia nos dias atuais, por serem duráveis e fáceis de contar, essas pedras são usadas como moeda de troca. As de 3,5 metros de altura são as preferidas. Os locais costumam colocar troncos de árvores no furo existente no meio da pedra para rolá-las onde vão. Queria saber como ocorrem os assaltos nessa região. (A foto acima não representa a pedra utilizada como moeda na Ilha da Micronésia, ela é meramente ilustrativa).

BOI:
Na Grécia, entre os séculos 9 e 8 antes de Cristo, o boi era usadocomo moeda além de outros animais como búfalos e ovelhas, que vivos eram produtos valiosos. Os pastores desta região pagavam desde escravos à esposas com cabeças de gado.

SAL:
Em Roma, entre os anos 509 e 27 antes de Cristo, por ser relativamente raro e útil para temperar e conservar os alimentos, esta iguaria era muito valorizada entre os povos na Antiguidade. Não demorou muito e o mesmo passou a ser usado como dinheiro. o termo atual "salário" deriva justamente disso: salarius em latim significa "de sal".

MULHERES:
Na Irlanda, entre o século 8 e 9, as mulheres eram usadas como moeda de troca. As mulheres eram usadas como moeda de troca por alimentos e terra com os vikings, que depois revendiam o "produto" a comerciantes no Mar Mediterrâneo. As mulheres ruivas e loiras eram as mais valiosas. Os homens irlandeses também eram escravisados, porém valiam bem menos.

E as mulheres ainda reclamam que nós não damos valor a elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário